No 27.º sorteio de arrendamento acessível promovido pela autarquia foram atribuídas mais 17 habitações em regime de renda acessível, tendo sido validadas 65 candidaturas.
As habitações sorteadas, com tipologias que variam entre T0 e T3, encontram-se dispersas pela cidade, localizando-se, mais concretamente, em Aldoar, Campanhã, Massarelos, Paranhos, Ramalde, Vitória e Santo Ildefonso. Trata-se de habitação qualificada, adequada a diferentes fases e estilos de vida.
Nesta edição, e à semelhança do que ocorreu no concurso anterior, todos os fogos atribuídos através do sorteio provêm do programa municipal Porto com Sentido, que foi criado no final de 2020 com o intuito de arrendar habitações a proprietários, por períodos de cinco anos, para as disponibilizar a valores de renda acessível.
O conceito de "renda acessível" significa, na prática, que os valores são, pelo menos, 20% inferiores aos que são praticados no mercado. Em alguns casos, o programa municipal prevê ainda a atribuição de subsídio de apoio à renda, caso se verifiquem as condições gerais designadas no documento das "Condições para Atribuição de Habitações".
A garantir a lisura de procedimento esteve o júri do sorteio, presidido por Sofia Alves, diretora da Habitação da Porto Vivo, SRU, empresa municipal que promove e operacionaliza, periodicamente, os sorteios de arrendamento acessível dinamizados pela autarquia.
Com este sorteio, que pode ser revisto no canal de Youtube da Câmara do Porto, são já 337 as habitações disponibilizadas pelo Município do Porto, com valores de renda acessível.