17/11/2023

O Município do Porto marcou presença no 3.º Fórum de Habitação, que se realizou hoje em Faro. Em destaque esteve o “ponto de situação” das Cartas Municipais de Habitação.  

Pedro Baganha, vereador com o Pelouro da Habitação, moderou um dos painéis de discussão, tendo sublinhado o importante papel dos municípios na promoção de soluções habitacionais. Também o simplex urbanístico mereceu atenção, ficando a ideia de que segurança e rapidez são valores conciliáveis. 

O trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal do Porto esteve em evidência, com especial enfoque na qualificação do edificado e na procura de soluções que permitam melhorar as respostas que a cidade oferece no domínio da habitação. 

Aproveitar o ímpeto do PRR, no âmbito do 1.º Direito, tem permitido alavancar a resposta promovida pela Porto Vivo, SRU, na promoção de arrendamento acessível, que se carateriza por disponibilizar casas a um valor, pelo menos, 20% inferior aos praticados no mercado. Também a reabilitação urbana foi referida enquanto medida de qualificação habitacional e de preservação do património.

O setor da habitação, mais propriamente de cariz municipal,  procura, através de encontros periódicos, potenciar sinergias entre e partilhar conhecimento para adequar as respostas oferecidas aos cidadãos.

Ver também