08/02/2024

A Câmara do Porto já deu início à empreitada de recuperação de uma habitação, nas Escadas do Barredo, para disponibilização no mercado de arrendamento acessível.

 

Inserida em território classificado como Património Mundial pela UNESCO, a intervenção na fração habitacional, a cargo da Porto Vivo, SRU, representa um investimento de 115 mil euros.

 

O prédio em que decorre a intervenção é confinante, a poente, com as Escadas do Barredo e a Norte com a Rua do Barredo, ambos acessos estreitos, de uso exclusivamente pedonal e com várias escadas.

 

Considerando as especificidades do edifício, sua envolvente e estado de conservação, os trabalhos em curso vão intervir em aspetos como salubridade e conforto, não esquecendo o aumento das áreas. Para isso, existirá um ajuste da tipologia, ou seja, o atual T2 passará a T1, sendo constituído por uma sala, cozinha e uma instalação sanitária ao nível do rés-do-chão, e um quarto tipo mezanino no piso superior. Esta solução arquitetónica permitirá ampliar visualmente o espaço habitacional através de uma abertura total entre os pisos.

 

O investimento ocorre ao abrigo do programa 1.º Direito, Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e pretende prosseguir o objetivo municipal de aumento da oferta habitacional para arrendamento acessível no Centro Histórico do Porto.

Ver também