21/11/2023

Uma comitiva de 20 estudantes de uma faculdade de Paris (França) e pertencentes a um "master" executivo sobre desenvolvimento urbano, liderada por Charlotte Halpern, doutorada em Ciência Política e especialista em "atividade pública comparada", visitou o Porto para se inteirar de exemplos de reabilitação urbana.

 

O intercâmbio teve início nas instalações da Porto Vivo, SRU, local onde os alunos puderam conhecer as várias camadas da atividade desenvolvida pela empresa municipal responsável pela reabilitação urbana e pela promoção do arrendamento acessível.

 

Projetos como a reabilitação da Ilha da Lomba, que vai permitir requalificar integralmente 47 casas, e a intervenção nas Eirinhas, local onde serão construídos 32 fogos, suscitaram especial interesse.

 

Num segundo momento, a comitiva teve oportunidade de percorrer algumas das mais icónicas ruas da cidade, com ponto de partida no Largo da Sé Catedral. Em destaque, numa vertente mais operacional da visita, estiveram as intervenções realizadas pela Porto Vivo, SRU, nomeadamente na reabilitação do quarteirão de D. João I e na denominada Operação D do Morro da Sé, que vai permitir, brevemente, colocar um total de 14 habitações no mercado de arrendamento acessível.

 

A resposta que o Porto tem dado, quer em matéria de reabilitação urbana quer na procura de soluções habitacionais de qualidade, tem merecido cada vez mais interesse por parte de entidades internacionais.

Galeria
Item 1 de 3
Ver também