As candidaturas ao programa municipal de arrendamento acessível encontram-se abertas em permanência, podendo ser submetidas em qualquer momento (sendo apenas temporariamente suspensas durante os períodos em que decorrem as fases de seleção das habitações e de realização dos sorteios).
Atualmente, encontra-se em preparação o 39.º sorteio do concurso de arrendamento acessível, promovido pela empresa municipal Porto Vivo, SRU, que se prevê para meados de janeiro. É expetável que, brevemente, os candidatos com candidatura no estado “validada a aguardar seleção de imóveis” sejam convidados a aceder à plataforma para selecionar a habitação que melhor se adequa às suas preferências, numa fase que antecede a realização do sorteio.
Concluída a análise das candidaturas, será publicada a lista final de candidatos admitidos, seguindo-se a realização do 39.º sorteio, com transmissão em direto no canal de YouTube do Município do Porto, à semelhança do que tem vindo a acontecer em edições anteriores.
Recorde-se que, com o contributo do programa municipal Porto com Sentido, foram já disponibilizados 405 fogos, com valores de renda pelo menos 20% inferiores aos praticados no designado mercado livre e uma renda média de 471 euros, reforçando a oferta de habitação a preços acessíveis na cidade do Porto.
Para mais informações ou esclarecimentos, os interessados poderão dirigir-se ao Balcão de Habitação Acessível ou contactar a Porto Vivo, SRU, através dos canais de atendimento online e telefónico.