25/05/2023

A empresa municipal Porto Vivo, SRU vai gerir e assegurar a manutenção de mais três imóveis no centro da cidade. Após intervenção de reabilitação, prédios na Rua de Cedofeita serão colocados no mercado de arrendamento acessível. Decisão de transferência foi aprovada por maioria na reunião de Executivo da passada segunda-feira, com a abstenção da vereadora da CDU.

 

De acordo com a proposta, assinada pelo vereador da Economia, um dos prédios, constituído por cinco fogos, com uma área bruta de 1.201 metros quadrados, apresenta “um bom estado de conservação, embora as zonas comuns careçam de obras”, assim como a área habitacional.

 

De acordo Ricardo Valente, o imóvel com oito fogos e 377 metros quadrados de área bruta “apresenta estado de conservação muito degradado, com elementos estruturais interiores em ruína e elementos desagregados na fachada posterior”. O vereador sublinha as “fracas condições de segurança e salubridade” das habitações e adianta que o realojamento dos moradores “já se encontra em avaliação”.

 

O último prédio a transferir para a Porto Vivo tem dois fogos habitacionais, que dividem os 211 metros quadrados de área bruta. A proposta acrescenta que o imóvel “está totalmente devoluto” e em estado de conservação “muito degradado, com elementos estruturais interiores em ruína”.

 

Os três imóveis destinam-se a ocupação habitacional e comercial.

 

Ricardo Valente sublinha, ainda, que a transferência dos prédios na Rua de Cedofeita para a Porto Vivo “não coloca em causa o equilíbrio financeiro” do contrato-programa celebrado entre a empresa e o Município.

Ver também