Depois do "Jardins do Oriente", Campanhã é, novamente, o território escolhido para acolher um novo grande projeto de habitação erguido na modalidade "build to rent", que colocará mais 195 fogos no mercado de habitação com rendas acessível, promovido pelo programa "Porto com Sentido". Contrato-promessa de arrendamento foi aprovado na reunião de Executivo desta segunda-feira.
O projeto prevê a construção de dois blocos habitacionais junto ao Mercado Abastecedor, divididos em 66 T0, 29 T1 e 100 T2. Com um prazo estimado de construção de 36 meses, as casas deverão estar disponíveis em 2029.
A modalidade "build to rent" estipula que o Município do Porto irá arrendar ao proprietário privado a totalidade das habitações, de forma a subalugar aos munícipes, dentro do Porto com Sentido, o programa municipal de arrendamento acessível.
Desta forma, as rendas a cobrar pela autarquia serão fixadas em 525 euros (T0), 550 euros (T1) e 830 euros (T2), nunca devendo ultrapassar 35% do rendimento familiar.
O contrato de arrendamento terá a duração inicial de dez anos, passível de renovação por igual período.

Recorde-se que, em julho, foi assinado um outro contrato-promessa de arrendamento, que prevê a construção de 151 novas habitações, das quais 124, distribuídas por três edifícios, serão arrendadas pela Câmara do Porto à Ageas Portugal e, desta forma, igualmente subarrendadas aos munícipes, dentro do "Porto com Sentido".
O primeiro contrato "build to rent" assinado pelo Município data de março deste ano e contempla fogos de tipologia T2 no Centro Histórico.
Com esta operação, o programa de arrendamento acessível da cidade ultrapassa as 700 frações contratualizadas, abrangendo cerca de 900 beneficiários em diferentes zonas da cidade.