08/11/2022

O Palácio da Bolsa vai acolher, de 22 a 24 de novembro, a 10.ª semana da Reabilitação Urbana, num contexto em que o mercado de arrendamento, também fruto de uma complexa conjuntura internacional, assume cada vez mais importância para as cidades. A sessão de abertura contará com a presença de Rui Moreira, o que bem evidencia a relevância que a temática do arrendamento acessível assume para o Município do Porto.


O programa municipal “Porto com Sentido”, na sua vertente Build to Rent, estará em foco numa apresentação que será realizada pelo Vereador responsável pelo Pelouro da Habitação, Pedro Baganha, que explicará de que modo o arrendamento acessível tem assumido particular relevância, prevendo-se que até dezembro de 2025 sejam 1000 as habitações a integrar o espólio que permitirá oferecer novas soluções habitacionais direcionadas para a classe média.


Marcará ainda presença na sessão, enquanto orador, o Vereador responsável pelo Pelouro do Empreendedorismo, Ricardo Valente, numa sessão subordinada ao tema "O desafio do Norte liderar o seu destino".


No fórum estarão em discussão questões estruturantes para o futuro das cidades, nomeadamente, perceber “qual o papel dos municípios na promoção de oferta de habitação para a classe média”.


Num mercado que se carateriza pelo dinamismo e também pela procura de soluções inovadoras, que ofereçam respostas qualificadas aos cidadãos, assume especial importância a discussão de estratégias de diferentes

interlocutores, desde decisores políticos a investidores, para melhor adequar a oferta às necessidades dos cidadãos.


Ao palco da Semana da Reabilitação Urbana do Porto sobem ainda os desafios da sustentabilidade, dos custos da construção e da inovação.


O evento é organizado pela Vida Imobiliária e conta com o apoio do Município do Porto.

Ver também