23/05/2023

"Ser parte ativa na solução habitacional", este é o convite que promete transformar-se no mote da intervenção diferenciadora que vai acontecer nas Ilhas da Lomba, no Bonfim. O ciclo de reuniões com os moradores teve início em fevereiro e foi, esta segunda-feira, realizado o terceiro encontro, promovido pela Porto Vivo, SRU com o intuito de dar a conhecer o modelo de operação que está a ser delineado e acolher sugestões dos residentes das seis ilhas que serão intervencionadas.

 

A reabilitação na Lomba vai possibilitar a qualificação de 47 novas habitações, numa obra que representa um investimento de cerca de 7,7 milhões de euros, provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Durante os trabalhos, por razões de segurança e conforto, será necessário alojar temporariamente os moradores.

 

Na reunião, que decorreu nas instalações da Junta de Freguesia do Bonfim, voltou a ser sublinhado um dos fundamentos desta operação de reabilitação: os atuais moradores vão regressar às ilhas assim que a renovação estiver concluída, o que se prevê para o primeiro trimestre de 2026.

 

A flexibilidade e o diálogo são duas das vertentes fundamentais da colaboração entre todos os agentes envolvidos nesta ação, que pretende não só qualificar as habitações, mas também induzir um efeito multiplicador da reabilitação neste tipo de edificado tão característico da época industrial.

 

Peça-chave para o permanente diálogo com os cidadãos é o Balcão da Habitação Acessível, que funciona de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00.

Ver também