15/03/2024

O objetivo de aumentar a oferta de casas para a classe média foi referido por Pedro Baganha numa das conferências do MIPIM, em que o Vereador da Habitação foi orador convidado, tendo explicado o caminho que o Porto está a percorrer para conseguir dar uma resposta cada vez mais robusta a uma problemática de escala global.

 

Numa plateia composta por investidores, mereceram destaque alguns dos projetos âncora que o Município do Porto tem em curso e que se espera que tenham efeito multiplicador na cidade.

 

Monte Pedral e Monte da Bela são duas das operações em que o investimento privado é convidado a fazer parte da resposta habitacional que congrega esforços de diferentes entidades. Pedro Baganha aproveitou o facto de o Porto granjear tanto reconhecimento internacional para incentivar a que os investidores pudessem conhecer os termos destas intervenções que, em conjunto, colocarão mais 620 fogos no mercado de renda acessível.

 

Explicando alguns elementos do contexto da cidade, referiu que o Porto tem cerca de 11% de habitações que são propriedade do Município, o que significa que a autarquia é senhoria de aproximadamente 13% da população residente. Foi ainda reforçada a importância do desígnio de incrementar o mercado habitacional direcionado para a classe média, referindo que o investimento previsto é, nesta matéria, da ordem de várias centenas de milhões de euros, 90 dos quais provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência.

 

Recorde-se que no MIPIM, maior evento mundial do setor imobiliário, o Porto já mereceu uma distinção, de um prémio do Financial Times para as “Large European Cities".

Galeria
Item 1 de 4
Ver também